Editado em 25/06/2017

Este post foi originalmente escrito em 20/05/2015. Com a retomada do meu blog, editei algumas informações para os dias atuais: 25/06/2017.



Boas pessoal!
Com este post eu gostaria de compartilhar as ferramentas e conceitos que utilizo no meu dia a dia trabalhando remotamente. A maior parte deste trabalho remoto é feito em home office.

De 2013 a 2015 trabalhei home office em uma equipe de até 6 pessoas. Como na empresa não tínhamos esta cultura do trabalho full-time remoto, fizemos uma mudança gradativa, onde comecei trabalhando 1 dia por semana e no final conseguimos chegar em 4 dias trabalhando remotamente.

Para me auxiliar nesta jornada, utilizei as seguintes ferramentas:

  • Trello - Taskboard
  • Toggl - Time Tracking
  • RescueTime - Time management
  • Técnica Pomodoro - Não é necessariamente uma ferramenta, mas sim uma técnica difundida mundo a fora e que ajuda muito na produtividade.
  • Pomodoro Time - Ferramenta para me ajudar com a Técnica Pomodoro

Detalho cada uma delas mais abaixo.

Ao longo deste tempo, destaco duas coisas essenciais para a produtividade: disciplina e comunicação.

Disciplina

Tenho alguns amigos que dizem não conseguir trabalhar de casa, com a TV e com o sofá por perto e me perguntam como eu e tantos outros que trabalham remoto conseguem. Minha resposta: “Disciplina!”.

Por mais que eu ame o que eu faço ( e de fato eu amo ), existem dias em que o amor não está tão reluzente, existem dias em que o edredon te agarra com todos os tentáculos querendo te impedir de sair da cama quente. Isso acontece quando se trabalha em qualquer lugar, seja no escritório ou home office. É ai que entra a disciplina!

A disciplina é mais importante inclusive que a motivação, pois, a motivação é algo mais sentimental e tende a mudar em um determinado período, já a disciplina é condicionamento, algo constante, faça chuva ou sol, aquilo será feito.

Comunicação

Sabe quando surge aquela dúvida rápida e você pergunta para o colega ao lado? Pois bem, para que isso seja possível também remotamente, fico online no skype e gtalk durante todo o expediente.

Começamos a utilizar também o HipChat visando integrar toda a equipe do projeto.

Nos dias atuais (2017), tem muita equipe usando também o Slack. Utilizei recentemente e achei muito bom também.

Família (bônus)

Para quem trabalha home office é extremamente importante que a família seja envolvida neste processo. No meu caso, mostrei os ganhos que todos de casa teriam com este modelo e tenho meu espaço reservado.

Percebi que minha família aprendeu bem este conceito quando minha esposa - que estava na sala de casa - me mandou por celular uma foto da bagunça das crianças. Eu estava no último cômodo da casa!

Isto me mostrou que, para eles, quando estou no meu espaço trabalhando é realmente como se eu não estivesse em casa.

Vamos as ferramentas!

Trello

Gosto de Kanban e o Trello me ajuda a visualizar as tarefas a serem executadas. Mantenho as colunas “To do”, “Today”, “Stand by”, “Doing” e “Done” e atendem meu dia a dia.

Toggl

O Toggl é um time tracking fantástico. Por exemplo, ao se ausentar do computador por um período e voltar, ele pergunta se você quer registrar na atividade que está aberta o tempo em que esteve fora.

Além disto, envio relatório semanalmente com visão resumida ( gráficos ) e visão detalhada com as atividades da semana, agrupadas por projeto, etc.

Isso ajuda a avaliar previsto e realizado.

RescueTime

O RescueTime gerencia o tempo que você gasta no computador, sem que você tenha que interagir com ele, basta instalar e deixar rodando!

Com ele é possível saber qual seu período do dia é mais ou menos produtivo de acordo com as aplicações e sites que você acessa.

Categorias de aplicações e sites ajudam a refinar a informação e você pode incrementar de acordo com o que você utiliza.

Quando estamos onsite, temos gestores, proxies e colegas que “nos inibem” de passar o dia inteiro no youtube ou facebook por exemplo. Trabalhando home office é você, como um bom adulto e profissional, quem deve gerenciar seu tempo da melhor forma possível.

Isso não significa que você deva passar 8 horas codificando sem parar, mas, ao menos, saiba dosar sua liberdade com responsabilidade. Novamente a disciplina como fator importante de produtividade.

Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro foi criada por Francesco Cirillo e, bem resumidamente, consiste em você dividir seu esforço em ciclos de 25 minutos ( tempo sugerido que pode ser adaptado a realidade de cada um ). A cada ciclo concluído, faça uma pausa de 5 minutos e então retome. Ao final do 4º ciclo, faça uma pausa maior ( tempo sugerido de 20 minutos ).

Aproveite as pausas para levantar, tomar um café, tomar um copo de água, olhar distante por alguns segundos ( isso pode ajudar sua visão ), etc. O importante é sair da frente do computador!

O principal objetivo é manter o foco total na atividade que está sendo executada naquele tempo ( pomodoro ), deixando as distrações, lembranças e devaneios para a pausa. Testei, funcionou pra mim e ajuda muito!

Lógico, como tudo na vida, vale o bom senso. Têm momentos em que estou no meio de uma linha de raciocínio e não dá pra parar quando soa o alarme e com isso o tempo ( pomodoro ) se extende um pouco mais.

Vale a pena estudar melhor sobre a técnica.

Pomodoro Time

Comecei a utilizar esta ferramenta recentemente e já estou gostando. Você consegue visualizar quantos pomodoros tem feito por dia ou quantos pomodoros aquela tarefa consumiu, por exemplo.

Conclusão

Por fim, este conjunto de ferramentas tem me ajudado a manter o foco e atender minhas tarefas da mesma forma como se estivesse on site, ou ainda melhor, visto os benefícios que o trabalho home office proporciona.

Mas cuidado, procure manter contato com a equipe, com a comunidade de software e cuide do seu lado social, senão corre o sério risco de se tornar o personagem desta tirinha!

alt text

E você, o que usa no seu trabalho (remoto ou não) ? Gostaria de conversar sobre o assunto? Fique a vontade e deixe seu comentário!

Gde. abraço!

Ed