Boas pessoal!
Por diversas vezes ao comentar com amigos que desenvolvo com a linguagem ColdFusion ( CFML - ColdFusion Markup Language ) ouço a pergunta: “mas ainda existe?”. Tudo bem, alguns fazem por tiração de sarro mesmo! =) Mas isto motivou este post.

É comum a confusão entre a linguagem ColdFusion Markup Language( comumente chamada apenas por ColdFusion ou CFML ) e o application server pago da Adobe, chamado Adobe ColdFusion. A linguagem é antiga ( 1995 ) e apesar de os engines rodarem principalmente na plataforma Java, temos um engine que roda também em .NET. Atualmente os engines mais conhecidos (comercial ou livre) são: Adobe ColdFusion, o caçula Lucee, OpenBD e New Atlanta BlueDragon.

Os principais frameworks são o ColdBox - e diga-se de passagem, a Ortus Solutions faz um excelente trabalho para a comunidade, o fw1 - Framework One cujo idealizador ( Sean Corfield ) também é bem ativo na comunidade e o CFWheels. O ColdBox além de MVC, é modular e tem todo um ecossistema envolvido.

Para testes, o TestBox veio substituir o MXUnit. O TestBox tem uma abordagem BDD e permite o xUnit style também.

Os CMS de destaque são o Mura e o PresideCMS.

No quesito IDE/Editor de texto, os mais populares são a IDE CFBuilder, o plugin para o Eclipse chamado CFEclipse e o editor de texto SublimeText que uso no meu dia a dia e atende muito bem.

Temos dois principais repositórios de módulos, plugins, etc.: o caçula ForgeBox e o já consagrado RiaForge.

O ForgeBox já é integrado com o CommandBox, que é uma ferramenta e tanto para os desenvolvedores. É uma CLI ( Command Line Interface ) para package management, interações, scaffolding de aplicação, etc.

Falando de comunidade, temos duas iniciativas voltadas para incentivar o uso de soluções open source em CFML. A Open CFML Foundation e o TeamCFAdvance.

Enfim, a comunidade está ativa e trabalhando. Existe movimentação, existem projetos e existem vagas. Certamente não tanto quanto outras comunidades, como as comunidades Ruby e Python, por exemplo( que para mim são comunidades admiráveis ), mas existe e sem dúvidas ColdFusion ( a linguagem ) não está morta! =)

E você, usa algo que não está relacionado aqui? Gostaria de acrescentar, corrigir ou sugerir algo? Comente a vontade!

Gde. abraço!
Ed